Sobre
A história da CLICA começa em junho de 2022, quando organizações membros da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) decidiram formar um Grupo de Trabalho dedicado aos efeitos das mudanças climáticas na realidade das crianças brasileiras. À época, Instituto Alana, Instituto Árvores Vivas, Instituto da Infância – IFAN, Plan International Brasil e United Way Brasil abraçaram a ideia, fazendo nascer o GT Infâncias e Mudanças Climáticas da RNPI.
Com o avanço das discussões, o grupo resolveu ampliar o recorte etário alvo de seu trabalho, até então centrado na primeira infância, e passou a contemplar todas as infâncias entre 0 e 12 anos de idade. O GT continuou sua caminhada e recebeu novas adesões: o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) chegaram para somar com mais conhecimentos e experiências no campo das infâncias.
Em março de 2023, as sete organizações que compunham o GT vivenciaram seu 1º Seminário de Planejamento Estratégico, momento de imersão, debate e amadurecimento que fez surgir nos membros a vontade de transformar o grupo da RNPI em uma coalizão autônoma que atuasse em defesa dos interesses das crianças e dos adolescentes (0 a 18 anos) frente às mudanças climáticas.
Hoje, somos um coletivo independente de entidades da sociedade civil que atuam nacional e internacionalmente com relevância na área da infância, e, também, na interface entre a criança/o adolescente e o meio ambiente.
Partindo dos múltiplos conhecimentos e expertises, estamos motivados e mobilizados a trabalhar juntos no enfrentamento dos efeitos negativos que as transformações dos padrões climáticos têm desencadeado nas vidas de meninas e meninos do nosso país.
Somos uma Coalizão pelo clima e pelos direitos de todas as crianças e adolescentes à natureza, à segurança, à saúde e à vida em um planeta preservado.
Acesse o Manifesto para conhecer nossos fundamentos e proposta de atuação.
Membros
Junte-se a nós!
Começamos nossa jornada nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, mas queremos um movimento diverso e plural, como o nosso país. Queremos construir uma Coalizão com todas as infâncias, adolescências, assim como todos os biomas.
Se a sua organização sintoniza com a jornada que a CLICA propõe, venha caminhar com a gente!